15 Anos da Úrsula

Recepção: Clube dos Caiçaras

Ela é doce, querida, sensível e, como se fosse pouco, ainda é linda.

Adorei conhecer a Úrsula.Sua mãe  me procurou para fazer a festa dos 15 Anos dela há alguns meses atrás. Adorei saber que esse blog foi uma das razões.

Ela tinha lido sobre minha história com o teatro e meu olhar diferente para os projetos de iluminação, herança dessa escola maravilhosa que foram as produções artísticas.

Úrsula queria uma festa caprichada e o tema seria Inverno. Elas apostavam que a luz da festa deveria ser a protagonista para que a atmosfera do tema encantasse e apresentasse com riqueza de sensações, a chegada dos convidados ao mundo proposto.

Motivação da parte dessa profissional ligada no nível máximo.Sempre adorei esse tema e, que oportunidade, desenvolvê-lo para uma família tão entusiasmada.

O palco escolhido para tudo acontecer, foi o Clube dos Caiçaras.

Comecei esse projeto pelas paredes.As belas noites de inverno, com aquele céu azul marinho, límpido, sem nuvens e o belo horizonte nevado era a imagem que falava alto na minha cabeça.

Então, forrei todas as paredes do salão de azul marinho, a base de fundo a partir da qual todo o resto surgiria. Elas também estariam iluminadas com canhões de led dando aquela nuance da luz de noite que a gente admira e decoradas com paisagens nevadas.

Reparem que as almofadinhas dos espaços lounges reproduziam as paisagens das paredes. Um pequeno detalhe que dá aquele toque.

Quem conhece o salão nobre do Caiçaras sabe que ele é um “L” grandão. Achei que seria interessante, igualar os limites tornando o espaço mais integrado. De qualquer parte onde o convidado estivesse, teria plena visão de todos os pontos. Pronto! O “L” virou retângulo e estava pronto para o desenho de onde cada coisa iria acontecer. Hora de setorizar a festa.

Acredito que a dança é o coração de uma festa. Ela ficou no centro. Ali, pulsa a alegria, a celebração. Nela aconteceria aquele momento tão aguardado o baile: a “apresentação” da Úrsula a sociedade.

Parece antigão isso, né?! Mas as festas de 15 Anos tem mesmo suas origens na côrte francesa onde todas as meninas cresciam às margens do convívio em sociedade. Eram educadas sem contato com a côrte e, ao completarem 15 anos, era dado um grande baile : o “debut” (qualquer semelhança com o termo “debutante” não é mera coincidência) .

Nele, a aniversariante participava pela primeira vez de uma festa noturna com a presença de toda a côrte onde ela era apresentada como pronta para ocupar seu lugar na sociedade francesa e  para conhecer pretendentes.

O momento da “valsa” que ainda preservamos até hoje, é uma reminiscência desse rito.

Voltando, então, à pista de dança, Úrsula me pediu um piso de micro Lâmpadas.

Adoro!!!!Parece mesmo um céu estrelado. Perfeito para brilhar!

Feito.

Aproveitei para ancorar também o recurso da micro lâmpada nas árvores de galhos secos que decoravam a chegada na festa e o entorno da mesa de doces. Isso daria não só um brilho na cena como também uma sensação de que as estrelas estavam ali bem baixinhas, fazendo parte e comemorando com a Úrsula o aniversário dela.

Coloquei a mesa do bolo logo na cabeceira da pista.

Gosto de cantar parabéns logo após ao momento do cerimonial, como um grand finale e essa localização é ótima e estratégica para evitar deslocamento meio atropelado de uma multidão para participar do apagar das velas.

Ela ganhou, como sempre, uma atenção bem especial dessa decoradora aqui, do todo para as partes e das partes também para o todo.

Tudo começou pela mesa que abrigaria esse setor tão especial – o das delícias. Eu queria um móvel que fosse parte da cena.Que tivesse a expressão do Inverno.

Foi aí que entrou na cena uma base em acrílico recortado a laser , como se fossem esculturas de gelo. Sobre elas, usei um tampo forrado em veludo azul marinho para que houvesse uma perfeita integração com as forrações das paredes e demais mobiliário da festa.

Ao fundo, uma paisagem nevada com aquele tal céu azul marinho.

Toda o design dos arranjos florais dessa mesa foi pensado para que parecesse uma continuação 3D da paisagem.

As flores foram trabalhadas em troncos de pinheiros .

Construí uma cama de hortênsias brancas lembrando as colinas nevadas de onde as árvores se erguiam.

Para suporte dos doces, usei peças em cristal (para que , em perfeita sintonia com a base da mesa, aludissem ao gelo) e prata (lembrando o brilho das estrelas e da lua).

E por falar em doces… tenho muitos parágrafos para falar deles.

 

Eu acredito realmente, que os doces devem ser considerados como peças da cenografia.

Não existe uma mesa de doces temática de verdade sem que isso seja um ponto de atenção.

Minha equipe de confeiteiros mais que tops, mais uma vez deram show de comprometimento.

Sempre me reúno com eles, proponho a roupagem mais adequada e eles tem todo o mérito de executar com essa delicadeza toda e sabor indescritível.

Mas as fotos são as melhores janelas para que vocês que estavam lá relembrem e para mostrar para quem não estava, como estavam lindos.

Tinham até pinguins e bonecos de neve.

 

Tinham donuts recheadinhos de brigadeiro e doce de leite confeitados na programação do tema, tinham brigadeiros de óreo em loly pops azul com “neve” e estrelinhas.

Tinha monograma no floco de neve, brownies, palhas cobertas de açúcar gelado, brigadeirinhos de floresta negra etc, docinhos de todos os sabores e formas criando juntos um convite irrecusável a se jogar no Inverno da Úrsula.

 

       

       

O bolo também foi uma construção muito delicada.Uma textura especial desenhava a superfície de cada andar decoradas com buquets invernais onde pequenas pinhas com neve, sementes em verde esmorecido e galhos secos foram esculpidos em açúcar.

O bolo estava sobre uma base de prata e era de red velvet. Obra de arte assinada pelo Casal Garcia. Um luxo !!!! Quando foi partido, teve olhinho brilhando por todos os lados. Um sucesso.

         

Tão bom uma novidade, né?! Sair do comum.O recheio era de cream cheese doce. Uma escolha incrível e muito acertada.

Olha ele aí, super fotogênico e muitos ângulos e na companhia dos outros delírios.

Os adultos também ganharam carinho e atenção na construção do setor das mesas de convidados.

Eu queria sair do óbvio quando o assunto fosse flores na mesa.Foi quando veio a ideia de construir árvores. Consegui galhos secos de jabuticabeiras e criei uma base em hortênsias brancas tal qual na mesa de doces com o mesmo propósito, criar o efeito do chão de neve. Sobre o galhos, lisianthus brancos e asters faziam às vezes da neve retida nos galhos que também ganharam cristais. Muitos! Foram três mil e quinhentas contas trabalhadas para parecer pequenas estalactites.

Sousplats de espelho, taças em vidro crespo e cadeiras transparentes multiplicavam o efeito.No assento, veludo azul marinho.

         

           

Aliás, o veludo mandou na festa. Um tanto adequado naquele friozinho, né?! Sofás de veludo, ilhas de veludo, pufes de veludo, veludo, veludo, veludo….!!!!

À turma teen, não faltou espaço. Muitos lounges para eles e uma estação de açaí bem ali pertinho. Um bar de drinks não alcóolicos também foi montado.

Ultimamente, tenho assistido a meninada começar a consumir álcool muito cedo. Mas a lei não permite.Para garantir que isso não aconteceria, todos os maiores de idade foram identificados com um pulseira pela minha equipe no check in da festa. A eles, os garçons poderiam servir espumante e whisky.

 

Para a galerinha sem pulseira, apenas refrigerantes, sucos e os lindos drinks coloridos do bar deles.

 

Fotos lindas da decor, clicadas por Ricardo Pereira que não era o fotógrafo oficial da festa. Ele foi lá para fotografar a decor para mim.

O oficial da festa era outro Ricardo. O Adami.

Meus agradecimentos muito especiais a ele (adamifotografo.com) que foi super parceiro em me mandar cliques lindos para contar essa história tão rapidinho para vocês. Fica registrado o crédito e o meu carinho porque sem imagem ficaria tão menos esse post, né?! Imagina para os donos da festa! Passada toda essa experiência sensacional, o que fica é o registro. Então, minhas homenagens a todos os profissionais que registram tudinho para a posteridade.

E toca o baile.

A festa já começou com a chegada em massa dos convidados. Não foi aos pouquinhos, não. Todo mundo sem querer perder nem um minutinho sequer da festa que prometia desde o convite lindo criado pela design Claudia Haddad.

Úrsula recebia a todos num vestido cinza prata cheio de movimento!

 

Muito álcool  gel na chegada, nos pontos de comida e bebida e ainda mais alguns.

Ainda não tinham sido anunciadas as medidas de isolamento. Mas gente informada é atenta e o álcool gel já era convidado de honra.

Mais um pouquinho e já levamos a Úrsula para trocar o segundo vestido.

Hora oficial das coreografias, homenagens, lágrimas, emoções.

Eu anunciei a entrada dela e …não posso deixar de contar aqui…todos fizeram silêncio para ouvir.Tão lindo gente educada, né?! Eu tenho que elogiar. Difícil um grupo tão grande ter essa delicadeza de pronto. Na segunda frase da minha fala, todos já estavam ligadíssimos. Bonito, gente!!!!

 

E a Úrsula entrou ao som de Light me up by Ingrid Michaelson num vestido azul royal todo bordado e de lacrar.

Um painel de led que ainda não contei para vocês mas já apareceu aqui nas fotos veiculava imagens exclusivas de um cenário palaciano de inverno.

Um show a parte!

E a nossa aniversariante dançou com seu pai e padrinho.

Coreografia muito legal da Fabiana Valor e do Pepe Rodrigues, da ValorArte !

E depois, foi a vez do amor dela. Eles dançaram e arrasaram.

Homenagem para a mamãe querida, discurso e chegaram elas, as amigas!

Nunca faltam nas festas de 15 anos e eu adoro.

 

Viajo nos textos que lêem, nas histórias que contam…como é linda essa idade.É tanta emoção misturada, tudo tão intenso, tudo tão verdadeiro…Para fechar com tudo, a coreografia dos amigos.

         

Hora do Parabéns e de ser mais feliz ainda dançandooooooo.

Nosso DJ, Lelo Cardoso/Rastropop no comando desceu o braço e foi com tudo. A turma se jogou e foi também. Úrsula trocou o terceiro vestido. Esse último, bem levinho para dançar.

Nada de pé doendo.Todo mundo ganhou sandalinha linda para conforto dos pés e alegria da alma. Aliás, mimos não faltaram. Tinha pop socket para todo mundo e meninada adora.Tinha difusor com cheirinho bom demais para lembrar na festa a cada vez que sentir em casa aquele aroma.

Meus agradecimentos muito especiais ao fotógrafo Ricardo Adami (adamifotografo.com) que foi super parceiro em me mandar esses cliques lindos para contar essa história tão rapidinho para vocês.

Fica registrado o crédito e o meu carinho porque sem imagem ficaria tão menos esse post, né?!Imagina para os donos da festa!Passada toda essa experiência sensacional, o que fica é o registro.Então, minhas homenagens a todos os profissionais que registram tudinho para a posteridade e hoje em especial para você, Ricardo Adami.

 

A equipe responsável pelo registro em vídeo foi a Ral Filmes e eles prepararam esse teaser que estou postando aqui. Olha aí, tudinho em movimento . Ricardo, obrigada por disponibilizar para gente essa provinha!

.

Úrsula:

Que a cada ano você possa dar uma festa e comemorar muito essa experiência maravilhosa chamada vida!

Você é uma garota muito legal e acho que o Universo sabe disso. Presenteou você com amigos bacanas, pais maravilhosos, uma irmã apaixonada por você e essa festa bombadaaaaaaaaaaa para realizar seu sonho.

Siga sempre assim. A cada ano, mais madura sem perder esse brilho lindo no olhar e a magia da pureza e da alegria.

Seja feliiiiiiiiiiz. Muitão à beça!!!!!!!

Heloísa, Ricardo:

Que obra prima, hein?! A Úrsula é pura arte com muita…muita mesmo participação de vocês, os grandes responsáveis pelo que ela é.Parabéns para vocês também. Que a gente se encontre em outras celebrações para eu não morrer de saudades.

Beijo enorme em todos!

Deixe seu recadinho sobre essa festa aqui nos comentários!

 

4 Comentários
  • Heloísa Justen
    Postado às 19:14h, 17 março Responder

    Noite maravilhosa e impecável! A organização, preparo e bom gosto nos 15 Anos da Úrsula.
    Obrigada, Flavia. Você realmente é uma profissional 5 estrelas.
    O seu carinho foi determinante!
    Beijo grande para toda a equipe e Marcelinha! Sonho na festa de inverno

    Heloísa (Mãe da Úrsula)

  • Úrsula Moreira
    Postado às 19:17h, 17 março Responder

    Ainnn Flávia!! Tá tudo lindo!! A festa foi incrível!! Muito obrigada por tudo! Foi mais lindo do que os meus sonhos! Nota 1000! 🥰❤️❄️

  • Angela Cristina Leite
    Postado às 20:50h, 18 março Responder

    Nossa! Que show! Ficou lindo demais! Parabéns Ursula! Felicidades! Parabéns Flávia pelo belo trabalho! Vc é 1000

  • Andreas Graw
    Postado às 05:28h, 01 abril Responder

    Happy birthday ,Ursula____send from Andrew and Ingrid in Germany .
    What a great birthday party !!! WOW !!!!

Poste um comentário